Exame
Anuscopia com Magnificação
O exame de anuscopia com magnificação de imagens permite uma avaliação pormenorizada da região anorretal para o diagnóstico de doenças como dermatite, fissura anal, fístula anorretal, hemorróidas, plicomas, pólipos, tumores, infecções sexualmente transmissíveis e alterações da musculatura esfincteriana. Além disso, possibilita a realização de biópsia e tratamento de algumas doenças nesta localização.
Para a realização do exame não se utiliza sedação. Inicialmente, o médico (a) faz uma inspeção geral da região anal e perianal após isso, cora-se a região e observa-se em um microscópio específico a fim de diagnosticar ou afastar doenças locais. A seguir, realiza-se o exame digital através do toque retal com auxílio de gel anestésico.
Finalmente, procede-se a anuscopia, a fim de detectar ou afastar lesões no reto distal e canal anal. Para isso, lubrifica-se o aparelho de anuscopia com gel anestésico e no interior do canal anal utilizam-se de produtos (ácido acético a 3-5% e Lugol) para observar novamente a região em microscópio específico.
Qualquer alteração detectada no reto distal, canal anal ou região da borda e margem anal podem ser biopsiadas durante o exame e, além disso, algumas já tratadas com medicação específica.
Duração do Exame
20 – 30 minutos
Indicação
A principal indicação é para a avaliação, seguimento e tratamento do HPV. Infecção perianal que pode cursar com verrugas ou de forma indolente e não perceptível aos exames sem o anuscópio sendo a principal causa de câncer de ânus.
Serviço (Anuscopia com Magnificação)
Exame que permite ao médico fazer as seguintes análises:
Infecção anal pelo vírus HPV
Alterações precoces que podem levar ao câncer anal
Biópsias de lesões
Tratamento local de lesões
Seguimento preventivo
Avaliação detalhada devido a maginficação do microscópio
Exame
Anuscopia
Explorando a Anuscopia: Diagnóstico e Tratamento de Doenças Anorretais
Você já ouviu falar sobre anuscopia? Esta é uma técnica diagnóstica fundamental para avaliar e diagnosticar uma variedade de condições que afetam o canal anal e o reto.
O que é Anuscopia?
A anuscopia é um procedimento médico realizado para examinar a região anorretal, incluindo o canal anal e o reto inferior. É feito com um instrumento chamado anuscópio, que é inserido no ânus para fornecer uma visualização detalhada da área.
Doenças Diagnosticadas com Anuscopia
A anuscopia é frequentemente utilizada para diagnosticar diversas condições, tais como fissuras anais, hemorroidas, pólipos, inflamações e até mesmo casos iniciais de câncer colorretal. Ao identificar essas condições precocemente, o tratamento adequado pode ser iniciado mais rapidamente, o que muitas vezes resulta em melhores resultados para o paciente.
Procedimento Rápido e Indolor
Uma das vantagens da anuscopia é que o procedimento é rápido e geralmente indolor. Normalmente, não é necessário anestesia e os pacientes podem retornar às suas atividades normais logo após o procedimento.
Conclusão
A anuscopia desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento de doenças anorretais, pois não é substituível à colonoscopia. Se você está enfrentando sintomas como dor anal, sangramento ou desconforto, consulte um médico especialista para avaliação e, se necessário, realização de anuscopia. Quanto mais cedo as condições forem diagnosticadas, melhor será o prognóstico e a qualidade de vida.
Duração do Exame
20 – 30 minutos
Preparo para o exame
Abaixo o porcedimento para o exame que deve ser seguido para o sucesso de todas as fases do exame.
PREPARO PARA O EXAME
1) Preparo
a) Pode ser realizado em gestantes-Em pacientes menores de idade (realiza-se em nosso serviço apenas em maiores de 8 anos) é necessário a presença de acompanhante responsável maior de idade
b) Não deve ser realizado nenhum preparo intestinal (não utilizar laxantes via oral e via retal), uma vez que pode prejudicar a adequada análise da região anorretal
c) Não é necessário jejum via oral para a realização do exame
d) Não se recomenda a vinda para o exame de bicicleta, patins, skate e patinete
DIA DO EXAME E ORIENTAÇÕES
2) No dia do exame
a) O exame é realizado apenas com o pedido médico
b) É possível que haja necessidade de biópsia durante o exame. Nesses casos poderá ocorrer sangramento e dor no local
c) O exame e a realização da biópsia somente são realizados com a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelo paciente e/ou seu responsável
d) O material biopsiado é posteriormente encaminhado a um serviço de anatomiapatológica e ocasionará aumento do custo relacionado ao exame
e) Após a realização de biópsia recomenda-se:
-não realizar esforço físico por 48 horas
-não ter trauma e manipulação anal por 48 horas
-realizar higiene com água corrente e sabonete convencional
-em casos de pequeno sangramento realizar compressão local por 3-5 minutos
-em situações de sangramento mais abundante deverá se dirigir ao Pronto Socorro
-em casos de dor local, poderá fazer uso de analgésicos habitualmente utilizado
f) Comparecer à clínica com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado
Baixar Arquivo ⬇︎
Contato
segunda-sexta 11:00h as 19:00h
sac@clinicarlpandini.com.br
Localização
Rua Vergueiro, 2.279 cj 916
Vila Mariana • São Paulo-SP
Próximo Metrô Ana Rosa