Verruga anal e HPV
O HPV papiloma vírus humano pode atingir várias regiões do corpo, como o âsnus, o colo do útero, vagina, vulva, orofaringe e boca. O Condiloma anal é uma condição aonde surge uma lesão, em geral em verrucosa no ânus e nádega decorrente da infecção pelo HPV.
O HPV causa câncer?
Alguns subtipos do HPV são fatores que causam o câncer de canal anal e ânus, colo de útero, vulva e orofaringe. O vírus faz modificações nas células escamosas que progridem para o câncer.
Como sei se sou infectado pelo HPV?
O vírus é transmitido por contato, a principal forma é através de relações sexuais, importante saber que a camisinha não confere total segurança, uma vez que outros lugares são expostos e existe secreções durante a relação sexual. Qualquer pessoa ativamente sexual pode ter contato com o vírus, a maioria das exposições não necessariamente acarretam em infecção.
Existe prevenção contra a infecção pelo HPV?
Sim! Existe vacina que previne os principais tipos de vírus que causam câncer.
Como é possível saber se eu tenho HPV?
As maioria das lesões de HPV que causam o câncer de colo uterino e ânus não podem ser vistas a olho nu ou em um simples exame no consultório. O HPV para ser identificado precisa de coleta de material para análise laboratorial ou do uso do microscópio com soluções específicas para a sua identificação durante a anuscopia de magnificação e colposcopia.
Caso eu tenha o HPV vou desenvolver câncer?
Existe acompanhamento e prevenção para as pessoas que possuem o HPV, mesmo aquelas com tipos que causam câncer. Para isso é necessário um seguimento seriado com anuscopia ou colposcopia e por vezes tratamentos locais como cauterizações.
Qual a importância da Anuscopia de Magnificação para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento do HPV?
Este é um exame que é primordial para o diagnóstico correto e a prevenção do câncer. Este exame é realizado com um microscópio de alta resolução e algumas soluções para aumentar a acurácia do exame como o ácido acético e o lugol. Além disso durante o exame é possível colher materal e fazer biópsias para serem posteriormente analisadas no labaratório a fim de identificar o vírus e os tipos causadores do câncer. Por último durante o exame é possível realizar o tratamento com cauterização de lesões pré-cursoras do câncer. Ou seja um exame completo para a avaliação, seguimento e tratamento de lesões precoces do HPV que poderiam levar ao câncer de ânus.