Clínica de Proctologia RL Pandini

Consultas (PARTICULAR) parcelamos em até 12 vezes.

O que faz um Coloproctologista?

O que é um Coloproctologista?

Coloproctologista é o médico, cirurgião especialista em doenças do intestino, reto e ânus.

Como é a formação de um Coloproctologista

Em geral o médico que optou por fazer coloproctologia segue um caminho que se inicia na faculdade de medicina por 06 anos, depois pela residência de cirurgia geral, com duração de 02 a 03 anos e por fim com a residência de Coloproctologia com 02 anos de duração.

Todo Coloproctologista fez residência médica em coloproctologia?

Não, existe como o cirurgião geral obter o título de coloproctologista através da uma prova de título da sociedade brasileira de coloproctologia ( https://sbcp.org.br/ ).

Quais doenças o Coloproctologista trata?

São inúmeras doenças como: Câncer de intestino, reto e ânus, doença diverticular, doença inflamatória intestinal, donnça de Crohn e retocolite ulcerativa, endometriose intestinal, hemorróidas, fístula anal, fissura anal, abscesso anal, cisto pilonidal, condiloma anal, HPV, verrugas anais, síndrome do intestino irritável, incontinência fecal, constipação fecal, disbiose e outras.

Como é a atuação do Coloproctologista

Entendendo que ele é um cirurgião por princípio sua atuação se baseia em realizar consultas, cirurgias, exames como colonoscopia.

Quais exames o Coloproctologista faz?

O Coloproctologista durante sua formação, desenvolvimento e aquisição de experiência pode realizar exames como de  manometria anorretal, anuscopia de magnificação, retoscopia e colonoscopia por exemplo.

Toda a consulta com um coloproctologista precisa de um exame como o toque retal?

O exame proctológico com inspeção, toque retal e anuscopia é a principal ferramenta diagnóstica das doenças anorretais. Algumas doenças só serão diagnosticadas com este exame. Contudo, diversas situações não exigem a realização do toque retal para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Por isso, é de fundamental importância a conversa  que o médico tem com o paciente para que todas as dúvidas e objeções sejam esclarecidas e assim os objetivos da consulta sejam atingidos de forma eficaz e sem constrangimento.

 

Coloproctologista

Existe cirurgia robótica na Coloproctologia?

Sim, as cirurgias minimamente invasivas para diverticulite, câncer reto, intestino, prolapsos e hérnias, por exemplo, podem ser realizadas por cirurgia robótica ou laparoscópica

Como nossa clínica de coloproctologia pode te ajudar?

O objetivo de nossa clínica é oferecer em um único lugar a solução para diversos problemas da saúde do intestino, reto e ânus, de forma prática, eficaz, com máximo critério de qualidade e responsabilidade e ética.

Quais serviços relacionados à Coloproctologia nossa clínica oferece?

Nossa clínica oferece atendimento com especialistas para todas as doenças da coloproctologia, realizamos exames como de anuscopia de magnificação e manometria anorretal com aparelhos de última geração assim como oferecemos teste de sequenciamento genético para estudo da microbiota intestinal e fazemos procedimentos ambulatoriais como ligaduras elástica para hemorroida, fisioterapia pélvica, entre outros.

coloproctologista

História da Coloproctologia

A história da especialidade remonta as origens da humanidade, com relatos nos Vedas, Egito antigo, Babilônia e Grécia antiga. Existem passagens na bíblia tanto em Deuteronômio como no Livro de Samuel, no primeiro é relatado no Capítulo 28, versículo 27 “Jeová te ferirá com a praga do Egito e com as hemorroidas, com sarna e comichão de que não possas ser curado” e nas pragas sobre os filisteus no livro de Samuel diz ” No entanto aprouver-se a mão de Jeová sobre os habitantes de Asdod e os destruiu e feriu com hemorroidas em todos os seus termos”.

Egito e Grécia Antiga e Roma

No Egito antigo havia um médico exclusivo para o faraó que denominava ”guardião do ânus do faraó”. Hipocrates na Grécia antiga aconselhou o tratamento de hemorroidas com ligaduras e cauterização e o tratamento das fístulas anais com crina de cavalo. Galeno da Roma antiga ajudou a desenvolver conceitos sobre a doença hemorroidária.

Idade Média e Formações das Nações

Na Idade média o Frei Irlandês São Fiacro é conhecido por realizar tratamentos para a doença anal e por milagres através da pedra que repousou ser fonte de cura para doenças anorretais. Histórias de doenças anais em figuras célebres como uma fístula tratada no rei Luis VIX da França que rendeu títulode nobreza e terras ao cirugião do rei e da hemorróida em Napoleão Bonaparte também são descritas, esta última sendo um fator que causou a derrota de Napoleão para o Duque de Wellington na batalha de Waterloo.

Início da Coloproctologia Moderna

O Primeiro Livro de Colorpoctologia se deve ao Inglês John Aderne em 1376. O Hospital Saint Mark’s em Londres é conhecido como o berço da coloproctologia e da doença de fístula anorretal. Por lá ilustres cirurgiões e pesquisadores fizeram avanços e história na Coloproctologia como Frederic Salmon, Mr. Alligham, Goodsall, Lockart Mummery e Miles e por onde passaram também Kelly e Halsted,

Os E.U.A. foram o primeiro país a fundar uma sociedade de coloproctologia em 1899 cujo primeiro presidente foi Dr. Joseph Macdowell Matheus.

Atualmente nossa principal entidade referência da especialidade é a Sociedade Brasileira de Coloproctologia

A coloproctologia é uma especialidade médica que trata das doenças do cólon, do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.

Em nosso país, uma série de leis federais regulamenta o exercício profissional do médico. Cabe à Associação Médica Brasileira regulamentar a existência e o funcionamento das sociedades de especialidades médicas, tais como a coloproctologia, a pediatria, a oftalmologia e todas as outras, num total de 57 especialidades.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia é uma associação médica sem finalidade lucrativa que tem o objetivo de congregar os médicos brasileiros que se dedicam à esta especialidade. A SBCP tem a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica. É uma sociedade médica de âmbito nacional com mais de 1600 membros.

A Associação Médica Brasileira credencia a Sociedade Brasileira de Coloproctologia para formação de médicos e titulação de especialistas em coloproctologia.

Perguntas e Respostas

Qual a diferença do Coloproctologista e do Proctologista?

Não existe diferença. Ambos termos significam a mesma especialidade, o que ocorre é que o termo coloproctologista é mais atual e abrangente uma vez que o coloproctologista é o médico do intestino (colon), reto (procto) e ânus.

Quando foi criada a Coloproctologia?

A primeira sociedade de coloproctologista fundada no mundo foi nos EUA em 1899 e teve como presidente o Dr. Joseph Macdowell Matheus, mas a história da coloproctologia remonta ao Egito, Babilônia e a Grécia antiga com relatos históricos e fontes primárias de afecções e tratamentos de doenças anorretais.

Quais doenças o Coloproctologista trata?

Segue abaixo uma lista das principais doenças que o Coloproctologista trata: Hemorroida, fissura anal, fístula anal, cisto pilonidal, HPV, hidradenite supurativa, doença diverticular, diverticulite, prolapso retal, incontinência fecal, constipação crônica, endometriose intestinal, pólipos intestinais, câncer colorretal, câncer de ânus, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, disbiose, síndrome do intestino irritável, entre outras.

Quais os possíveis sintomas que me fariam procurar um coloproctologista?

Alguns dos sintomas que podem se referir à doença do intestino, reto ou ânus são: Dor anal, sangramento anal ou nas fezes, saída de secreção anal, diarréia persistente, dores abdominais, perda de peso indesejada, cólicas, distensão abdominal, prisão de ventre, dor ao evacuar, escape de fezes.

Se eu for no coloproctologista vou precisar realizar um toque retal?

Não necessariamente. O exame coloproctológico que compreende a inspeção, toque retal e anuscopia é a principal ferramenta para o diagnóstico das doenças anorretais, contudo em algumas situações pode ser evitado. Por isso é de extrema importância a qualidade do atendimento e o entendimento entre o médico e o paciente para que se tenha o melhor resultado da maneira menos constrangedora possível.

Coloproctologista opera outros órgãos do aparelho digestivo?

O Coloproctologista é antes de tudo um cirurgião geral que está habilitado a diversas outras cirurgias. Além disso, algumas formações nas residências médicas também compreende a cirurgia do aparelho digestivo. Ou seja como cirurgião geral a depender de seu treinamento, carreira e desenvolvimento ele está apto a realizar inúmeras outras cirurgias como a de hérnias da parede abdominal, vesícula biliar, traumas, urgências, cirurgia oncológica entre outras.

Coloproctologista opera por robô

Sim. cirurgias como câncer de intestino, câncer de reto, diverticulite, endometriose, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, prolapsos retais podem ser realizados por robótica

Qual é a mensagem chave deste artigo sobre o Coloproctologista?

A mensagem chave é que o Coloproctologista é um cirurgião geral que especializou no tratamento do intestino, reto e ânus.

Você também vai gostar de Ler:   Microbiota intestinal e a sua saúde física e mental
Clínica de Proctologia RL Pandini proctologista são paulo, proctologista em são paulo, proctologista sp, coloproctologista são paulo, coloproctologista em são paulo, coloproctologista sp, clínica de proctologia

Sobre a Clínica

Na Clínica RL Pandini, contamos com uma EQUIPE DE ESPECIALISTAS altamente experientes, abrangendo diversas áreas de atuação, especialmente voltados para o tratamento de doenças gastrointestinais.

Nosso compromisso central é fornecer ATENDIMENTO PERSONALIZADO DE EXCELÊNCIA, visando alcançar TAXAS DE SUCESSO NOTÁVEIS e promover uma IMPACTANTE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA de nossos pacientes.

Dr. Rafael Pandini

Diretor da Clínica RL Pandini - Cirurgião Geral e Coloproctologia, Oncologia, Endometriose, Doença inflamatória e Orificial.

Agende sua Consulta aqui

Clínica de Proctologia RL Pandini

Escreva para nós

Telefone

(11) 5572-1421

E-mail

sac@clinicarlpandini.com.br

Horário

segunda à sexta-feira
11h as 19h
exceto em feriados

Localização

Rua Vergueiro, 2.279 – Cj 916
Vila Mariana São Paulo – SP
CEP 04101-100

Próximo ao Metrô Ana Rosa

Especialidades

Composta por um time de especialistas com exímia formação e extensa experiência nas respectivas áreas de atuação, a CLÍNICA RLPANDINI tem como objetivo o atendimento individualizado, especializado e multidisciplinar para melhor atendê-lo(a)  no tratamento das doenças intestinais e anorretais

Tudo em um só lugar! Especialistas e exames

Realize seu tratamento com consultas, avaliações e exames em apenas um só lugar. Discussões em equipe multidisciplinar para melhor solucionar os seus problemas

COLOPROCTOLOGIA

Especialidade que cuida de doenças orgânicas e funcionais do colon, reto e ânus. Especialistas com títulos da sociedade brasileira de coloproctologia

GASTROENTEROLOGIA

Avaliação e seguimento clínico para todas as doenças do trato gastrointestinal. 

CIRURGIA GERAL

Foco no tratamento de hérnias por via robótica, minimamente invasiva e clássica, com título de especialista pelo colégio brasileiro de cirurgiões

UROLOGIA

Foco na atenção aos tratamentos das doenças relacionadas aos rins, bexiga e próstata

PSICOLOGIA

Apoio psicológico para o cuidado integral como na síndrome do intestino irritável, constipação e distúrbios evacuatórios

FISIOTERAPIA PÉLVICA

Treinamento especializado e dedicado para o assoalho pélvico, com diferentes abordagens e exercícios.

Exames

Confira exemplos dos exames diagnósticos e os procedimentos  que realizamos em nossa clínica:

Manometria anorretal

Manometria computadorizada de alta definição. Exame realizado para avaliar parte funcional do reto, canal anal e evacuatória

Cauterização de lesões anais

Tratamento local para lesões do HPV, simples e eficaz. Utilizando ácido tricloroacético

Anuscopia de Magnificação

Exame com aparelho específico para avaliação e seguimento de HPV de alto risco para o câncer de ânus 

Biofeedback

Sua principal função é auxiliar nas percepcões de ações que passariam despercebidas transformando-as em sinais objetivos, conscientizando o paciente sobre o próprio corpo. Esse método é utilizado no tratamento do assoalho pélvico em conjunto com a fisioterapia.

Fisioterapia pélvica

Reeducação da  musculatura do assoalho da pelve para o funcionamento apropriado dos órgãos causando um impacto positivo nas patologias como a incontinência anal, constipação, evacuação obstruída, anismo, dor pélvica crônica entre outras.

Biópsias

Possibilidade de realização de biópsias para identificação de doenças de suspeitas de câncer 

Cirurgias

Confira exemplos das cirurgias que realizamos pela nossa clínica:

Cirurgia para o câncer de reto e intestino

Uma das principais áreas de atuação do Dr. Rafael Vaz Pandini que possui formação em cirurgia colorretal oncológica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da USP e atuação no grupo de cirurgia colorretal do Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina.

Cirurgia de endometriose intestinal

Dr. Rafael Vaz Pandini é especialista em cirurgia minimamente invasiva para as situações de endometriose intestinal, com atuação contínua na área.  Uma das tarefas do especialista é  definir entre as  diferentes técnicas cirúrgicas aquela com maior eficácia e menor ressecção intestinal, focando na recuperação pós-operatória

Cirurgia para doença inflamatória

Intuito em colaborar com equipe clínica para atingir o resultado ideal nas doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa.  Definir o momento ideal, qual a melhor cirurgia realizar e focar na remissão da doença é o objetivo do cuidado. Dr. Rafael Vaz Pandini e sua equipe é qualificada e especializada pra o cuidado e a realização de cirurgias maiores e complexas.

Cirurgia para prolapso e incontinência fecal

Com técnicas de cirurgia robótica e perineais e experiência adquirida no Hospital das Clínicas da USP. O Dr. Rafael Pandini e Dr. Isaac Neto combinam esforços para o tratamento integral do assoalho pélvico.

Cirurgias orificiais

Aqui se encontram as doenças relacionadas ao ânus, muito prevalentes que parecem simples, mas que necessitam de real atenção e cuidado pois podem causar grande impacto na qualidade de vida. Foco em avaliação minuciosa e em cirurgias que buscam a melhor recuperação com a menor dor no pós-operatório para doenças como hemorróidas, fístulas e fissuras

Cirurgia da parede abdominal/Hérnias

Seja hérnia inguinal, incisional ou diástase do músculo reto abdominal, realize seu procedimento com a técnica robótica, minimamente invasiva ou mesmo convencional. A avaliação individual é determinante para atingir o sucesso e evitar recidivas

Cirurgia da vesícula biliar, colecistectomia

Uma das cirurgias mais frequentes do aparelho digestivo a cirurgia de remoção da vesícula biliar tem retorno rápido para as atividades habituais

 Cirurgia para condiloma anal e HPV

A infecção pelo HPV ( papiloma vírus humano) e o condiloma anal, uma infecção que pode ser transmitida sexualmente. Mais importante do que apenas a cauterização das lesões,  é a avaliação correta e o seguimento para prevenção do câncer de ânus com a anuscopia de magnificação.

Cisto pilonidal

Quadro de infecção crônica com períodos de crise e agudização o tratamento atual  busca alternativas com menores incisões e feridas menos extensas e também a utilização de aparelhos endoscópicos e de laser

Hospitais onde atuamos

Abaixo estão os principais hospitais onde nossos especialistas podem cuidar de você.

Hospital Albert Einstein - Gastrointestinal
Hospital Sirio Libanês - Gastrointestinal
benficencia portuguesa - Gastrointestinais
hospital nove julho - Gastrointestinais
Hospital Santa Joana - Gastrointestinais

Agendamento

Agende sua consulta conosco!

error: Conteúdo protegido!