O que é um Coloproctologista?
Coloproctologista é o médico, cirurgião especialista em doenças do intestino, reto e ânus.
Como é a formação de um Coloproctologista
Em geral o médico que optou por fazer coloproctologia segue um caminho que se inicia na faculdade de medicina por 06 anos, depois pela residência de cirurgia geral, com duração de 02 a 03 anos e por fim com a residência de Coloproctologia com 02 anos de duração.
Todo Coloproctologista fez residência médica em coloproctologia?
Não, existe como o cirurgião geral obter o título de coloproctologista através da uma prova de título da sociedade brasileira de coloproctologia ( https://sbcp.org.br/ ).
Quais doenças o Coloproctologista trata?
São inúmeras doenças como: Câncer de intestino, reto e ânus, doença diverticular, doença inflamatória intestinal, donnça de Crohn e retocolite ulcerativa, endometriose intestinal, hemorróidas, fístula anal, fissura anal, abscesso anal, cisto pilonidal, condiloma anal, HPV, verrugas anais, síndrome do intestino irritável, incontinência fecal, constipação fecal, disbiose e outras.
Como é a atuação do Coloproctologista
Entendendo que ele é um cirurgião por princípio sua atuação se baseia em realizar consultas, cirurgias, exames como colonoscopia.
Quais exames o Coloproctologista faz?
O Coloproctologista durante sua formação, desenvolvimento e aquisição de experiência pode realizar exames como de manometria anorretal, anuscopia de magnificação, retoscopia e colonoscopia por exemplo.
Toda a consulta com um coloproctologista precisa de um exame como o toque retal?
O exame proctológico com inspeção, toque retal e anuscopia é a principal ferramenta diagnóstica das doenças anorretais. Algumas doenças só serão diagnosticadas com este exame. Contudo, diversas situações não exigem a realização do toque retal para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Por isso, é de fundamental importância a conversa que o médico tem com o paciente para que todas as dúvidas e objeções sejam esclarecidas e assim os objetivos da consulta sejam atingidos de forma eficaz e sem constrangimento.
Existe cirurgia robótica na Coloproctologia?
Sim, as cirurgias minimamente invasivas para diverticulite, câncer reto, intestino, prolapsos e hérnias, por exemplo, podem ser realizadas por cirurgia robótica ou laparoscópica
Como nossa clínica de coloproctologia pode te ajudar?
O objetivo de nossa clínica é oferecer em um único lugar a solução para diversos problemas da saúde do intestino, reto e ânus, de forma prática, eficaz, com máximo critério de qualidade e responsabilidade e ética.
Quais serviços relacionados à Coloproctologia nossa clínica oferece?
Nossa clínica oferece atendimento com especialistas para todas as doenças da coloproctologia, realizamos exames como de anuscopia de magnificação e manometria anorretal com aparelhos de última geração assim como oferecemos teste de sequenciamento genético para estudo da microbiota intestinal e fazemos procedimentos ambulatoriais como ligaduras elástica para hemorroida, fisioterapia pélvica, entre outros.
História da Coloproctologia
A história da especialidade remonta as origens da humanidade, com relatos nos Vedas, Egito antigo, Babilônia e Grécia antiga. Existem passagens na bíblia tanto em Deuteronômio como no Livro de Samuel, no primeiro é relatado no Capítulo 28, versículo 27 “Jeová te ferirá com a praga do Egito e com as hemorroidas, com sarna e comichão de que não possas ser curado” e nas pragas sobre os filisteus no livro de Samuel diz ” No entanto aprouver-se a mão de Jeová sobre os habitantes de Asdod e os destruiu e feriu com hemorroidas em todos os seus termos”.
Egito e Grécia Antiga e Roma
No Egito antigo havia um médico exclusivo para o faraó que denominava ”guardião do ânus do faraó”. Hipocrates na Grécia antiga aconselhou o tratamento de hemorroidas com ligaduras e cauterização e o tratamento das fístulas anais com crina de cavalo. Galeno da Roma antiga ajudou a desenvolver conceitos sobre a doença hemorroidária.
Idade Média e Formações das Nações
Na Idade média o Frei Irlandês São Fiacro é conhecido por realizar tratamentos para a doença anal e por milagres através da pedra que repousou ser fonte de cura para doenças anorretais. Histórias de doenças anais em figuras célebres como uma fístula tratada no rei Luis VIX da França que rendeu títulode nobreza e terras ao cirugião do rei e da hemorróida em Napoleão Bonaparte também são descritas, esta última sendo um fator que causou a derrota de Napoleão para o Duque de Wellington na batalha de Waterloo.
Início da Coloproctologia Moderna
O Primeiro Livro de Colorpoctologia se deve ao Inglês John Aderne em 1376. O Hospital Saint Mark’s em Londres é conhecido como o berço da coloproctologia e da doença de fístula anorretal. Por lá ilustres cirurgiões e pesquisadores fizeram avanços e história na Coloproctologia como Frederic Salmon, Mr. Alligham, Goodsall, Lockart Mummery e Miles e por onde passaram também Kelly e Halsted,
Os E.U.A. foram o primeiro país a fundar uma sociedade de coloproctologia em 1899 cujo primeiro presidente foi Dr. Joseph Macdowell Matheus.
Atualmente nossa principal entidade referência da especialidade é a Sociedade Brasileira de Coloproctologia
A coloproctologia é uma especialidade médica que trata das doenças do cólon, do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.
Em nosso país, uma série de leis federais regulamenta o exercício profissional do médico. Cabe à Associação Médica Brasileira regulamentar a existência e o funcionamento das sociedades de especialidades médicas, tais como a coloproctologia, a pediatria, a oftalmologia e todas as outras, num total de 57 especialidades.
A Sociedade Brasileira de Coloproctologia é uma associação médica sem finalidade lucrativa que tem o objetivo de congregar os médicos brasileiros que se dedicam à esta especialidade. A SBCP tem a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica. É uma sociedade médica de âmbito nacional com mais de 1600 membros.
A Associação Médica Brasileira credencia a Sociedade Brasileira de Coloproctologia para formação de médicos e titulação de especialistas em coloproctologia.
Perguntas e Respostas
Qual a diferença do Coloproctologista e do Proctologista?
Não existe diferença. Ambos termos significam a mesma especialidade, o que ocorre é que o termo coloproctologista é mais atual e abrangente uma vez que o coloproctologista é o médico do intestino (colon), reto (procto) e ânus.
Quando foi criada a Coloproctologia?
A primeira sociedade de coloproctologista fundada no mundo foi nos EUA em 1899 e teve como presidente o Dr. Joseph Macdowell Matheus, mas a história da coloproctologia remonta ao Egito, Babilônia e a Grécia antiga com relatos históricos e fontes primárias de afecções e tratamentos de doenças anorretais.
Quais doenças o Coloproctologista trata?
Segue abaixo uma lista das principais doenças que o Coloproctologista trata: Hemorroida, fissura anal, fístula anal, cisto pilonidal, HPV, hidradenite supurativa, doença diverticular, diverticulite, prolapso retal, incontinência fecal, constipação crônica, endometriose intestinal, pólipos intestinais, câncer colorretal, câncer de ânus, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, disbiose, síndrome do intestino irritável, entre outras.
Quais os possíveis sintomas que me fariam procurar um coloproctologista?
Alguns dos sintomas que podem se referir à doença do intestino, reto ou ânus são: Dor anal, sangramento anal ou nas fezes, saída de secreção anal, diarréia persistente, dores abdominais, perda de peso indesejada, cólicas, distensão abdominal, prisão de ventre, dor ao evacuar, escape de fezes.
Se eu for no coloproctologista vou precisar realizar um toque retal?
Não necessariamente. O exame coloproctológico que compreende a inspeção, toque retal e anuscopia é a principal ferramenta para o diagnóstico das doenças anorretais, contudo em algumas situações pode ser evitado. Por isso é de extrema importância a qualidade do atendimento e o entendimento entre o médico e o paciente para que se tenha o melhor resultado da maneira menos constrangedora possível.
Coloproctologista opera outros órgãos do aparelho digestivo?
O Coloproctologista é antes de tudo um cirurgião geral que está habilitado a diversas outras cirurgias. Além disso, algumas formações nas residências médicas também compreende a cirurgia do aparelho digestivo. Ou seja como cirurgião geral a depender de seu treinamento, carreira e desenvolvimento ele está apto a realizar inúmeras outras cirurgias como a de hérnias da parede abdominal, vesícula biliar, traumas, urgências, cirurgia oncológica entre outras.
Coloproctologista opera por robô
Sim. cirurgias como câncer de intestino, câncer de reto, diverticulite, endometriose, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, prolapsos retais podem ser realizados por robótica
Qual é a mensagem chave deste artigo sobre o Coloproctologista?
A mensagem chave é que o Coloproctologista é um cirurgião geral que especializou no tratamento do intestino, reto e ânus.