Sim, é possível tratar hemorroida sem corte, mas antes de responder essa pergunta, precisamos entender um pouco melhor o que são as hemorroidas. As hemorroidas são coxins de tecido conectivo, venoso e muscular que existem normalmente na região anal e tem a função de proteção, auxilio na evacuação e no tônus do esfíncter. Contudo quando passam a ter alterações anatômicas e causar sintomas são denominadas de doença hemorroidária.
O que é a doença hemorroidária?
Caracterizada por sintomas como sangramento ao evacuar ou ao se limpar, coceira, desconforto, dor ou abaulamento na região do ânus; a doença hemorroidária ou “hemorróida” causa grande impacto na qualidade de vida e restringe atividades habituais do dia-a-dia.
Hemorroida pode virar câncer?
Não. Existe o câncer de reto e câncer de canal anal, mas a doença hemorroidária não é fator de risco ou causa destes.
Existe diferentes tipos de hemorroida?
Sim. As hemorroidas podem ter componentes internos, externos ou estarem trombosadas, cada caso tem diferentes opções de tratamento e cirugias
Cirurgia de hemorroida sem corte, quando fazer?
Em casos inicias apenas alterações higiênicas e dietéticas são capazes de aliviar e tratar os sintomas. A cirurgia de hemorroida clássica envolve cortar e a ressecar o mamilo hemorroidário, porém atualmente várias técnicas que evitam o corte na região da pele do ânus podem ser utilizadas para tratar a hemorroida, diminuir a dor e acelerar a recuperação como grampeadores, laser de CO2 e laser de diiodo. Cada técnica tem vantagens e desvantagens e precisam ser definidas pelo coloproctologista após a avaliação do tipo de hemorroida e dos sintomas.Não necessariamente a cirurgia de hemorroida sem corte é sempre a melhor, muitas vezes a técnica convencional ainda apresenta vantagens, porém vai depender da avaliação médica. Portanto, não deixe de consultar com um coloproctologista para que você tenha a disponibilidade de diferentes técnicas e tecnologias para seu melhor tratamento.