Estou sofrendo com sangramento anal
É possível que em algum momento você se depare com sangue ao evacuar, seja acompanhado de dor ou não isso eventualmente acaba sendo uma surpresa desagradável que causa susto e medo. Os motivos desse sangramento podem ser variados e vão desde um sinal de alarme para alguma doença grave como o câncer, mesmo questões mais simples que envolvem a saúde da defecação como a dieta, consistência das fezes e hábitos de higiene e limpeza. Por isso é importante procurar assistência médica especializada para identificar qual é a causa do sangramento
Sangramento anal o que pode ser?
Algumas doenças cursam com sangramento misturado nas fezes ou no vaso sanitário e papel, as principais são: Hemorróida,, doença diverticular, fissura anal, câncer, traumas, úlceras, má formações vasculares.
O que fazer quando tenho sangramento nas fezes?
Se você teve sangramento nas fezes ou no vaso sanitário deve procurar um especialista na área. O Coloproctologista.
Como posso saber se o sangramento é grave como por câncer
Durante a consulta o coloproctologista consegue definir a causa do sangramento e caso não seja possível já no momento da consulta existem exames que auxiliam no diagnóstico.
Quais os principais exames para definir a causa do sangramento anal ?
Os principais exames para definir causa do sangramento são: exame físico com toque retal e anuscopia, retoscopia e colonoscopia. Cada exame tem a melhor indicação vantagens e desvantagens.
É possível descobrir a causa do sangramento já na consulta?
Sim, durante a consulta já é possível fazer diagnóstico da maioria das doenças que causam sangramento, mesmo assim exames complementares podem ser necessários para definir o melhor tratamento.
Como tratar o sangramento anal?
Cada doença tem um tratamento específico, por isso é de suma importância do diagnóstico correto realizado pelo médico e o emprego da terapêutica correta.
Tratando a hemorroida
A hemorróida pode ser tratada de diferentes maneiras, com pomadas, medicações, alterações de hábitos e higiene, com procedimentos ambulatoriais como ligaduras elásticas, pequenas cirurgias com laser e até cirurgias maiores com uso de grampeadores e ressecções mais extensas no centro cirúrgico. Para cada situação e paciente existe a melhor indicação de tratamento
Tratando a fissura anal
A fissura anal costuma estar associada a dor às evacuações. Pode ser tratada com pomadas específicas e com cirurgia. A indicação da cirurgia deve ser específica pois envolve a musculatura esfincteriana e portanto uma manometria anorretal costuma ser indicada em diversos casos .
Tratamento da Doença Diverticular
Uma das principais causas de hemorragia digestiva baixa, costuma ter comportamento auto-limitado, mas pode causar sangramentos profusos com risco à vida. Necessita de exames como a colonoscopia ou tomografia para ser diagnosticada e o seu tratamento varia muito desde conservador até quadros com internação e cirurgia de urgência.
Pólipos e Câncer Colorretal
Alguns pólipos podem causar sangramento e costumam ser tratados já durante a colonoscopia, este exame também auxilia no diagnóstico do câncer de intestino. Alguns quadros de pólipos avançados ou câncer podem não causar sintomas como o sangramento visível no vaso sanitário sendo apenas diagnosticado com exames.
Fístula anal
A fístula anal em geral cursa com saída de secreção, dor ou abscesso, por vezes o trauma local pode causar sangramento. A fístula é uma doença de diferentes apresentações ou seja existem quadros simples e muito complexos e a variedade de tratamento é imensa, com diferentes cirurgias, utilização de laser, retalhos e cirurgia em dois tempos.
HPV (Papiloma Vírus Humano)
O papiloma vírus humano é um vírus que causa verrugas ou câncer de ânus, pode ser causa de sangramento e necessita de avaliação criteriosa com diferentes exames como a anuscopia de magnificação e biópsias
Traumas
Acidentes, excesso de limpeza, coceira intensa e lacerações do reto e machucados durante a relação sexual também podem cursar com sangramento anal.
Qual a especialidade que cuida do sangramento anal
Quem é o especialista doenças e na saúde do intestino, reto e ânus é o coloproctologista.
Quais doenças o Coloproctologista trata?
São inúmeras doenças como: Câncer de intestino, reto e ânus, doença diverticular, doença inflamatória intestinal, donnça de Crohn e retocolite ulcerativa, endometriose intestinal, hemorróidas, fístula anal, fissura anal, abscesso anal, cisto pilonidal, condiloma anal, HPV, verrugas anais, síndrome do intestino irritável, incontinência fecal, constipação fecal, disbiose e outras.
Como é a atuação do Coloproctologista
Entendendo que ele é um cirurgião por princípio sua atuação se baseia em realizar consultas, cirurgias, exames como colonoscopia.
Quais exames o Coloproctologista faz?
O Coloproctologista durante sua formação, desenvolvimento e aquisição de experiência pode realizar exames como de manometria anorretal, anuscopia de magnificação, retoscopia e colonoscopia por exemplo.
Toda consulta com um coloproctologista precisa de um toque retal?
O exame proctológico com inspeção, toque retal e anuscopia é a principal ferramenta diagnóstica das doenças anorretais. Algumas doenças só serão diagnosticadas com este exame. Contudo, diversas situações não exigem a realização do toque retal para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Por isso, é de fundamental importância a conversa que o médico tem com o paciente para que todas as dúvidas e objeções sejam esclarecidas e assim os objetivos da consulta sejam atingidos de forma eficaz e sem constrangimento.
Como nossa clínica de coloproctologia pode te ajudar?
O objetivo de nossa clínica é oferecer em um único lugar a solução para diversos problemas da saúde do intestino, reto e ânus, de forma prática, eficaz, com máximo critério de qualidade e responsabilidade e ética.
Quais serviços relacionados à Coloproctologia nossa clínica oferece?
Nossa clínica oferece atendimento com especialistas para todas as doenças da coloproctologia, realizamos exames como de anuscopia de magnificação e manometria anorretal com aparelhos de última geração assim como oferecemos teste de sequenciamento genético para estudo da microbiota intestinal e fazemos procedimentos ambulatoriais como ligaduras elástica para hemorroida, fisioterapia pélvica, entre outros.
Perguntas e Respostas
Sangramento nas fezes pode vir de quais lugares ou órgãos?
O sangramento nas fezes pode vir de todo o trato gastrointestinal, desde esôfago e estômago, passando pelo intestino até o ânus. O sangramento de cada região pode ter características específicas, mas as vezes é difícil identificar a localização correta. Por isso exame clínico e complementar podem ser realizados para encontrar a fonte do sangramento
O que é hematoquezia e enterorragia?
Hematoquezia é o sangramento misturado nas fezes, enterorragia é quando o sangramento do intestino exterioriza pelo ânus sem estar misturado nas fezes.
Como fazer a higienização após as evacuações?
É recomendado lavar a região ao invés de usar o papel higiênico
Qual a primeira coisa que devo fazer após identificar um sangramento nas fezes?
O ideal é procurar um médico. O especialista na região é o coloproctologista.
Como posso evitar o sangramento nas fezes?
Estar com a evacuação saudável, pastosa e firme em formato contínuo, ingerir água e evitar traumas locais como o uso excessivo do papel higiênico, lavar a região após as evacuações com água no chuveiro ou chuveirinho
Como posso saber qual é o tratamento correto para o meu sangramento?
Primeiro você precisa de um diagnóstico correto realizado na consulta médica. Após a definição da causa existem diversos tratamentos específicos para cada problema
O que é colonoscopia?
Colonoscopia é um exame aonde um tubo com uma câmera e canais de trabalho são introduzidos pelo ânus para estudar e tratar lesões no colon ( intestino grosso)
Para que serve a colonoscopia?
A colonoscopia é um exame importante e um dos mais completos para estudar o intestino grosso ela serve para diagnosticar e tratar algumas doenças intestinais. É uma ferramenta fundamental para o cuidado e atenção à saúde. Doenças que estão na luz do órgão são identificadas apenas com a colonoscopia na maioria dos casos, por isso sua importância envolve a prevenção, o diagnóstico, o seguimento e o tratamento de um número variado de doenças intestinais.
Por que a colonoscopia precisa de preparo?
Porque o intestino precisa estar limpo de fezes para que possa ser estudado e o exame seja eficaz e seguro, caso haja resíduos no interior da luz do intestino impossibilita um exame adequado e o mesmo deve ser remarcado.
Qual é a mensagem chave deste artigo sobre sangramento anal?
A mensagem chave é que o sangramento anal e nas fezes pode ocorrer ao longo da vida e pode vir como um sinal de alarme para doenças graves ou mesmo como um sinal para um melhor cuidado higiênico e dietético sem causas graves. Mas o importante é realizar a avaliação e propedêutica correta para cada caso de forma individualizada.